quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Ônibus Afora #3 - Sebo Subterrâneo



 
Fundo falso

Estação da Paulista desativada vira cultura subterrânea
 

Luiz Gouveia

  Na cidade de São Paulo existem lugares nunca antes visitados. Lugares de riquíssimas arquiteturas e lindíssimas paisagens. Mas um lugar em específico está chamando a curiosidade das pessoas. Quem nunca andou demais e ultrapassou o MASP e chegou à Consolação. Um bairro abandonado com suas grandes tradições, que ao fundo podemos encontrar o retrato de uma metrópole com suas grandes construções e satélites.

  Existe uma antiga entrada subterrânea da paulista há muito tempo desativada, que se tornou um mistério para muitos andarilhos de plantão. São três entradas um tanto bisaras e repletas de imagens de banda, de astros internacionais etc. Ao analisarmos notamos certo medo das pessoas, pois como os lugares parecem abandonados e sujos, muitos passam correndo da frente dessas aberturas, como se a qualquer momento um mostro fosse sair.

 O mistério é revelado quando deixamos o medo de lado e enfrentamos os túneis de outra perspectiva da correria do nosso dia a dia. Deparamos-nos com um sebo subtérreo muito bem organizado e limpo. Títulos para todos os gostos e idades. Ao som de uma rádio reproduzindo músicas clássicas. Conseguimos ver um jovem homem sentado escrevendo em um simples caderno escolar. Ambiente de momentos e recordações. O passado logo embaixo dos nossos pés.

 “Sim, é exatamente isso, um lugar bem bacana, que foge do lugar-comum. O dono do sebo é bem simpático mesmo, já comprei livros lá. Agora há espaço também para exposições, e as paredes das escadas estão cheias de fotografias antigas. Um lugar que eu também recomendo”, comenta Luis Fabiano estudante de Educação Física.

 Um ótimo passeio para quem quer conhecer São Paulo e seus segredos. A trajetória de varias culturas. A mistura dos gostos e acima de tudo da união das nações.

 “Trânsito caótico. Ponto de encontro da Rua Consolação com a Avenida Paulista. De repente, você descobre uma escadaria. Passagem secreta subterrânea para o outro lado da rua? Não apenas isto. Ali, enquanto o tráfego corre bem em cima de sua cabeça, aproveite para escolher um bom livro, com direito a trilha sonora cult. Existe nesta passagem um sebo de livros, com um preço bem acessível. Além do que é uma boa pedida para quem não quer, ou não tem tempo de ficar esperando a boa vontade de o semáforo abrir”, fala Karina Almeida, estudante de Administração.

 Mais um lugar cultural e gratuito na cidade que nunca dorme. Esse é o primeiro de varias matérias que vamos realizar pela cidade. Tudo sobre cultura e entretenimento você encontra aqui.

 

Estação Paulista – (Desativada)

Endereço: Avenida Consolação, São Paulo

Horários de funcionamento: Seg - Sab: 9:00 - 18:00

Dom: fechado

0 comentários:

Postar um comentário