quarta-feira, 11 de julho de 2012

Resenha - A Jornada



Oi pessoal. Tudo bem?

A Rebecca está dominando o espaço, quem sabe criamos um blog só nosso (mais não fala pra ninguém). A jornada, eu li depois do livro Apátrida. O livro é razoavelmente suportável. Calma vocês saberão a opinião da criadora do blog Temos Muito Mais Pra Dizer.



A Jornada.



Título Original: Flutter
Autora: Erin E. Moulton
Editora: Novo Conceito
Páginas: 200

Sinopse: Muitas novidades virão na casa de Maple. Mamãe dará à luz uma menina, o que significa que Dawn será uma irmã triplamente mais velha. Maple se tornara uma irmã duplamente mais velha, e Beetle, apesar de mal conseguir falar, será também uma irmã mais velha. Entretanto, o bebê, Lily, nasce prematuro e seu coraçãozinho não bate normalmente. Maple decide que deve procurar um milagre para salvar sua irmã caçula.

Então, ela e Dawn, com a ajuda de um mapa, de sobras do jantar e de seus bonés pensantes, desceram o rio e subiram a montanha para achar a Mulher Sábia que mora em uma piscina com água milagrosa. Agora não é apenas com a sobrevivência de Lily que têm que se preocupar, mas também com a delas. E o perigo que Maple e Dawn se encontram nessa jornada fazem-nas descobrir algumas coisas dobre milagres e outras sobre cada uma das irmãs.

“Tudo o que sei é que alguma coisa está muito errada quando a natureza não age do jeito que se espera.”
“A Jornada”, conta a história de quatro irmãs que são muito unidas, apesar das brigas e provocações constantes , ou pelo menos duas delas, já que a quarta ainda não nasceu e a terceira é nova de mais para entender certas coisas. E é nessas duas que o desenrolar da história se foca.
Era um dia comum na casa da família Rittle até que a mãe das meninas entra em trabalho de parto, um parto prematuro. Após esse acontecimento trágico, muitas coisas irão mudar, mas não necessariamente para melhor.
“-Vai dar tudo certo- digo. Fico repetindo isso pra mim mesma, para as árvores, para Dawn e para a minha irmãzinha no hospital. –Vai dar tudo certo.”
Maple resolve que precisa fazer alguma coisa para ajudar sua pequena irmãzinha Lily e decide ir atrás da Mulher Sábia. Uma mulher, cuja história sua mãe contava, possuía poderes mágicos e vivia em um lugar onde havia uma água milagrosa, capaz de curar qualquer ferida.
Dawn fazendo o papel de irmã mais velha, apesar de ter apenas 11 anos decide que não deixará Maple sozinha nessa aventura, então ambas planejam a fuga, pegam algumas coisas que possam ajudá-las a se localizar. Uma bússola, um mapa, o livro com o conto da Mulher Sábia, um pouco de alimento e material para fazer fogo, e assim partem nessa incrível jornada em busca de um milagre.

O caminho é longo e não vai ser nada fácil. Logo no começo as meninas precisam enfrentar diversas coisas, incluindo o “Caldeirão do Diabo”, um lugar no rio onde as correnteza é muito forte e as pedras que se levantam da água parecem garras afiadas e pontudas prontas para receber sua próxima vítima, mas isso é apenas o começo.
Maple e Dawn não fazem idéia dos perigos que as esperam na floresta, em poucas horas as irmãs se vêem entre caçadores, ursos, veados, corujas, uma borboletinha um tanto quanto especial e muitos, muitos machucados, tudo sempre pela sua irmã mais nova.
“ E, de repente, eu percebo o que está errado: a caça é proibida dentro do Peninsula State Park. Eles são bandidos. O que estão fazendo é caça ilegal. Então tampo a boca com a mão para abafar o susto.”
O livro também foca na forma com que os adultos encaram as histórias fantasiosas de poderes que para as crianças e para alguns de nós (eu eu eu \õ/ uhasusah –q) são bem reais, e esse foi um fato que gostei no livro, nossa personagem se questiona porque os adultos deixam de acreditar em milagres.
“...Eu sei que minha mãe é inteligente, mas acontece alguma coisa com o cérebro das pessoas quando elas ficam velhas. Alguma coisa interfere de um jeito que elas param de acreditar em fadas, fantasmas, e também em milagres, eu acho...”
E é essa a mensagem e a pergunta geral do livro: O que somos capazes de fazer por aqueles que amamos? Além de uma mensagem incrível de amor e esperança, o livro também nos mostra que nosso amor, pode sim fazer milagres.
O livro é narrado pela visão de nossa Maple, de 9 anos de idade, e isso nos dá a perspectiva de imaginação, o que torna o livro bem leve rápido.
Outro ponto positivo é que a autora conseguiu colocar situações tensas e ao mesmo tempo engraçadas envolvendo as irmãs sempre com um toque de mistério pela bela borboleta monarca que esta sempre a vista.
Se encontrar uma coruja com o dia claro trás má sorte , eu não quero nem pensar no que significa estar na companhia de uma coruja morta e da carcaça de um cervo à noite.”
A arte do livro é simplesmente perfeita, acho que é um dos livros mais trabalhados da editora nesse quesito. Se não me engano encontrei um ou dois errinhos de digitação, mas nada que possa atrapalhar a leitura.
Bom gente é isso, eu espero que tenham gostado, acho que me enrolei um pouco com essa resenha uhasuhs, mas da para o gasto. Em suma recomendo para aqueles que precisam de uma aliviada das tensões de um livro anterior.



Muito obrigado pelo apoio do Blog Temos Muito Mais Pra Dizer.

Tchau!!!

Luiz Gouveia

1 comentários:

Unknown disse...

Olá,
esta todo mundo falando bem desse livro, eu nem estava sabendo que tem uns errinhos de digitação, mas infelizmente as editoras vem pecando muito nas correções ultimamente :(

Adorei o post

http://blog.vanessasueroz.com.br

Postar um comentário